Pular para o conteúdo

Como Pensar em Inglês: 6 Técnicas para Treinar Sua Mente

Compartilhar

Como pensar em inglês: Um dos grandes marcos mais importantes no processo de fluência. Quando você pensa diretamente no idioma, evita a “tradução mental” — aquele processo de converter o que quer dizer do português para o inglês — que pode ser demorado e confuso. Portanto é muito importante que você pense em inglês para ter uma comunicação mais natural e fluida.

Muitos estudantes do nível básico ou até mesmo intermediário se perguntam, “será que vou conseguir pensar em inglês algum dia ?” A resposta é que se você manter constância nos estudos, não desanimar, esse processo chega de uma forma bem natural, quando menos esperar você percebe que consegue pensar em inglês.

Como pensar em inglês ? em quanto tempo é possível pensar em inglês ?

Existem diversas formas de acelerar o processo de pensar em inglês e impedir a tradução mental. Nesse artigo separamos as melhores técnicas  que ajudam milhares de estudantes que querem aprender uma língua nova como o inglês, o melhor que é aplicável para outras línguas também. Vamos lá!

1. Como Criar um Ambiente de Imersão

Um dos maiores desafios de aprender um novo idioma é a falta de contato constante com a língua. Para chegar até a fluência você irá precisar de milhares de horas de estudos e contato com a língua. Mas não se assuste, vamos te mostrar como fazer isso de forma prazerosa e fluída. 

É muito importante que você comece por conteúdos que goste, não ignore isso! Estudar por conteúdos que você gosta vai te dar motivação e a sensação de que você está se divertindo enquanto aprende inglês. Use as dicas e adapte para sua realidade, seja criativo!

Dicas práticas, O que fazer:

  • Consuma mídia em inglês diariamente. Podcasts, vídeos no YouTube, séries, e até redes sociais são ótimos para manter o inglês ativo no seu dia a dia.
  • Leia notícias e blogs em inglês. Sites como a BBC, The New York Times ou blogs sobre assuntos que você gosta podem ser usados para aumentar seu vocabulário.
  • Leia seus livros favoritos, porém em inglês. Ler seus livros favoritos vai te dar familiaridade com a história, leia prestando atenção nas palavras e nas construções de frases.
  • Entretenimento. Usar conteúdos de entretenimento favorito em inglês não é errado, o inglês real vai além de ler livro enormes sobre gramática(apesar de ser importante).

Te ensinei o que fazer, essa foi a parte que vai te ajudar a deixar o aprendizado mais divertido. Agora vou te ensinar como aplicar e te ajudar a transformar isso em aprendizado de verdade. 

Dicas práticas, Como fazer: 

  • Pare e anote: Sempre que ver uma estrutura de frase legal, palavras novas, etc… Pare e anote em algum lugar, recomendo que você anote 10 palavras novas por dia e revise ao longo do tempo.
  • Repetição espaçada: É comum vermos palavras novas e acabarmos esquecendo, isso se chama “curva do esquecimento“. A técnica da repetição espaçada vai te ajudar a memorizar o conteúdo aprendido.
  • Tradução: Cuidado com a tradução literal, muitas frases e palavras tem seus próprios sentidos no inglês. Tentar entender o sentido verdadeiro da frase é crucial para aprender a pensar em inglês.

2. Escreva um Diário em Inglês

Expressar nossas ideias escrevendo é um hábito que aprendemos na escola desde bem pequenos, já estamos acostumados a treinar, basta fazer uma adaptações que irão te ajudar em como pensar em inglês. Escrever em inglês é uma forma eficaz de organizar seus pensamentos e fortalecer sua habilidade de pensar no idioma. Ter um diário, diário ou semanal pode acelerar muito o seu progresso. 

Dicas práticas :

  • Rotina:  reserve um tempo para escrever algumas frases sobre o que você fez, como se sentiu e o que pretende fazer no dia seguinte. Não se preocupe com erros de gramática ou com a perfeição. O objetivo é praticar a organização das suas ideias em inglês.
  • Erros de escrita: Se você escrever e quiser conferir a correção fique a vontade para pesquisar, isso vai te ajudar a revisar o conteúdo e gravar em sua mente.

3. Use o Método “Nomeie Tudo”

Uma das maneiras mais simples e eficazes de treinar sua mente a pensar em inglês é começar a nomear mentalmente tudo o que você vê ao seu redor. Esse método tem a vantagem de não depender de tradução, ajudando você a fazer associações diretas entre palavras e seus significados em inglês. Assim, você começa a pensar automaticamente no idioma sem a interferência da língua materna.

Sempre que estiver em casa, no trabalho, ou até mesmo no trânsito, tente observar os objetos ao seu redor e se pergunte: “Como isso se chama em inglês?” Se você estiver na cozinha, por exemplo, pode pensar nas palavras “fridge” (geladeira), “stove” (fogão) ou “spoon” (colher). O segredo é transformar isso em um hábito, de modo que, toda vez que olhar para algo, seu cérebro já busque automaticamente o nome em inglês.

Dicas práticas :

  • Nomeie/Pesquise: Ao tentar nomear caso não saiba o nome de algo em inglês, use esse momento para pesquisar e aprender a palavra. Ao fazer isso repetidamente, você começará a acumular vocabulário sem perceber.
  • Expansão de vocabulário: Vá de nomes de coisas comuns em inglês até coisas mais complexas como palavras que você usa na sua profissão, faculdade, esporte favorito. 

4. Pratique o “Shadowing”

O “shadowing” é uma técnica poderosa para melhorar sua pronúncia, ritmo de fala e capacidade de pensar em inglês. Ao ouvir um falante nativo e tentar repetir o que ele está dizendo imediatamente, você treina sua mente a processar o inglês rapidamente, sem precisar pensar em sua língua materna.

A primeira etapa é escolher um vídeo, um podcast ou qualquer outro conteúdo em inglês com áudio claro. Idealmente, escolha algo que você goste de assistir ou ouvir, pois isso tornará a prática mais agradável e fácil de manter.

Enquanto o conteúdo é reproduzido, tente repetir exatamente o que o falante está dizendo. Faça isso sem pausar o áudio e tente imitar não só as palavras, mas também a entonação e o ritmo do falante. Não se preocupe se você não conseguir acompanhar perfeitamente no início — essa técnica requer prática e paciência.

Dicas práticas :

  • Professores nativos: No Youtube existem vários professores nativos para vocês assistirem  e se inspirarem, o melhor é que o conteúdo desses professores é produzido de forma solta, estilo youtube.
    English is EZ with Connor
    Speak English With Tiffani
  • Chatgpt: O chatgpt tem opções muito acessíveis, você pode pedir para ele “chatgpt, fale uma frase em inglês para eu repetir, se eu falar algo errado você corrige minha pronúncia”

👉Tudo oque você precisa para aprender inglês com o Chatgpt.

5. Use Flashcards Visuais

Os flashcards são uma ferramenta poderosa para memorizar novas palavras, mas a versão visual dos flashcards leva essa prática a um novo nível. Ao invés de associar uma palavra ao seu equivalente em português, você associa a palavra diretamente a uma imagem ou conceito. Isso ajuda a eliminar a necessidade de tradução, facilitando o processo de pensar em inglês.

Crie flashcards com imagens que representem as palavras ou frases que você deseja aprender. Por exemplo, se você quiser aprender a palavra “apple” (maçã), em vez de escrever “apple = maçã”, coloque a imagem de uma maçã no flashcard e, ao olhar para ela, tente lembrar a palavra diretamente em inglês.

Dicas práticas :

  • Ankiweb: Semanalmente pegue novas imagens e adicione no seu anki. O anki já vem com configurações para você fazer sua repetição espaçada, o que facilita sua rotina.

Vídeo: 👉Como configurar o anki para estudar inglês.

6. Diálogo Interno em Inglês

O diálogo interno é uma técnica extremamente eficaz para aqueles que já possuem algum nível de familiaridade com o idioma. Falar consigo mesmo em inglês pode parecer um pouco estranho no início, mas esse exercício é uma das melhores formas de fortalecer sua capacidade de pensar no idioma sem interrupções.

Para começar, tente fazer perguntas a si mesmo em inglês. Perguntas simples como “What do I need to do today?” (O que preciso fazer hoje?) ou “Where are my keys?” (Onde estão minhas chaves?) ajudam a ativar o pensamento no idioma. Quando fizer essas perguntas, tente responder também em inglês. Por exemplo: “I need to finish my project and go to the gym” (Preciso terminar meu projeto e ir à academia).

Com o tempo, esses diálogos simples se tornarão mais automáticos e naturais. Gradualmente, você pode aumentar o nível de complexidade, incluindo perguntas e respostas mais elaboradas. Por exemplo: “What should I cook for dinner tonight?” (O que devo cozinhar para o jantar hoje?) e “Maybe I can make some pasta with tomato sauce” (Talvez eu possa fazer um macarrão com molho de tomate).

Dicas práticas :

  • Fale o que pensou: Quando você pensar em inglês tente sempre falar para treinar a sua pronúncia. Repita em frente ao espelho, repita em momentos soltos do seu dia, assim você vai treinando sem sentir que está estudando. 

Conclusão

Pensar em inglês é uma habilidade que se desenvolve com prática e exposição constante. As técnicas abordadas aqui — como nomear objetos ao seu redor, praticar o diálogo interno, fazer shadowing e escrever em inglês — são ferramentas poderosas para ajudar você a treinar sua mente para o idioma. A chave para o sucesso é a constância e o compromisso com o processo. Quanto mais você se desafiar a usar o inglês diariamente, mais rápido verá resultados. Comece a aplicar essas técnicas agora e observe como sua mente começa a se adaptar ao inglês de forma natural.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jairo Rodrigues

Jairo Rodrigues

Profissional de marketing digital, apaixonado por comunicação.